quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Havaianas!!!

Este é um assunto um tanto quanto complicado...
Tem muita gente que acha a idéia de dar um chinelo de lembrança num casamento horrível... e tem muita gente que acha SUPER dar um chinelo, principalmente para as convidadas poderem sair do salto depois de ir até o chão dançar horas na pista.


O fato é que a maioria dos casamentos, hoje, tem Havaianas (ou similares) para as convidadas!
Então, vou colocar aki um pequeno guia, para as noivas que não sabem que conta fazer, como entregar, se é legal personalizar… enfim, vamos lá!!!

Quantas devo comprar e quais numeros???
 Regra número 1 : Nunca pergunte para suas convidadas o número de sapado que ela usa... Imaginem auqela convidada que usa 41... vai ficar super sem graça... Não façam isso, pode ser muito constrangedor para algumas convidadas.A melhor solução, então, seria fazer uma conta “de cabeça”. Calcule que mais ou menos metade da sua lista seja composta de mulheres. Para uma festa com 300 pessoas, vamos calcular uns 170 chinelos. (é sempre bom calcular um pouquinho mais que a metade)
E quanto aos números? Uma boa conta é:
50% – 37/38
30% – 35/36
20% – 39/40
E se alguém ficar sem?
Sempre tem alguém que vem, depois que todos os chinelos já foram distribuídos, ou só sobrou uma númeração que não é a dela. Pensando nisso,  peça para a sua assessora separar algumas unidades, dos números certos, para as mães e irmãs dos noivos (talvez madrinhas), para não corrermos o risco de pessoas “importantes” ficarem sem.


Devo Personalizar?

Pense em você toda linda andando na praia com suas novas Havaianas. Aí, você as tira e todos em volta lêem “Antônia e Josué – Obrigada por estar presente no dia mais feliz de nossas vidas – 18/10/2010″. Feio, né? (Pode piorar, se tiver uma caricatura.)


Essas são da GiftChic.

Se você escolher estampar nomes, caricaturas, fotos ou datas nos chinelos, tenha consciência de que eles provavelmente serão usados uma vez e jogados fora (e qual era mesmo sua desculpa para economizar nos convites?). Mas se você tipo eu tem siricutico por personalização, dá pra fazer isso de uma forma mais delicada, e que na minha opinião fica bem mais legal: use uma estampa que você goste, que componha com o restante da festa. Ou cubra com fitas as duas tiras e dê um laço na lateral. Ou coloque um pingente bonitinho. Enfim… ideias não faltam!

Qual é o melhor jeito de identificar os tamanhos?

Você pode prender os dois pés com laços, e usar fitas de cores diferentes para cada tamanho.
Pode também colar bolinhas adesivas (daquelas de professora, sabe?).
E pra mim, a melhor solução, é entregá-las em saquinhos de organza, com cores diferenciadas por numeração. Assim a convidada já pode guardar o sapato que estava usando nos saquinhos, depois que trocar. (e a Gift Chic tem essas da foto, que já vêm num estojo lindo!)


Como distribuir?
Eu já vi entregarem uma senha para cada mulher, na entrada da festa. Tem a opção de entregar na chapelaria (mas fica meio “muvuca”). Também já vi alguns cestos na porta do banheiro (tem um visual bonito, mas gera mais tumulto ainda).
Uma outra opção também é colocar sua assessora pra apanhar distribuir na pista. Nesse caso, não se esqueça de providenciar cestos, bandejas, ou algo do gênero, pra ela colocar as Havaianas. Se tiver três pessoas, podem colocar cada uma distribuindo uma numeração.

Tem que ter Havaianas?
A únia coisa que “tem que ter”, num casamento, são os noivos. Não se sinta culpada por não ter Havaianas, caso você queira investir a verba dos chinelos em algo que seja mais importante pra você. E muito menos se sinta obrigada a distribuir se você não gosta, só porque “todo casamento tem” ou “os convidados já esperam”.

Créditos: Georgia Nog - Toda de branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário