segunda-feira, 22 de junho de 2015

Bolo de Rolo...o sucesso em Pernanbuco!!!

Em uma das minhas pesquisas pela net ... Vi a foto de um bolo MARA no insta do Leonardo Buregio @leoburegio Assessor na empresa Alliance Cerimonial e Eventos de Recife... 



Gentiiii que bolo é esse??? Me encantei...apaixonei...sonho de consumo... ele é divinoooo e deve ser delicioso...



Fui atrás... pesquisar de onde veio tão linda idéia... e fiquei morrendo de vontade de comer essa deliciaaaa....
A História
“O bolo de rolo é patrimônio cultural de Pernambuco. Surgiu de uma adaptação do português colchão de nova. As senhoras portuguesas tiveram dificuldade em encontrar os produtos utilizados na receita original aqui em Pernambuco. Por isso, fizeram adaptações com produtos nativos. O recheio de amêndoas foi substituído pelo doce de goiaba, surgindo assim o bolo de camadas finíssimas, com recheio de goiabada. Mas o bolo de noiva também é uma receita tipicamente pernambucana. Surgiu de uma adaptação de um bolo de origem britânica, com a colonização dos ingleses. Era uma receita de bolo branco com frutas cristalizadas e vinho que foi adaptada nas cozinhas senhoriais dos grandes engenhos de açúcar. As frutas britânicas foram substituídas pelas frutas locais. A cereja foi trocada pela ameixa e passas foram acrescidas às frutas cristalizadas. O vinho do Porto, que era caro, também foi trocado pelo vinho moscatel”, conta a professora e pesquisadora de pâtisserie Cristianne Barros
Especializada na produção de bolos de rolo para casamento no Recife, Dorinha diz que é a criadora da receita que tem feito sucesso entre as noivas pernambucanas. Ela conta que trabalha como cerimonialista há 25 anos e, em 2012, levou o bolo de goiaba para as festas de casamento. “Preparei a cerimônia de uma baiana que mora aqui, mas ia receber a família e queria mostrar algo típico para os convidados. Por isso, pediu bolos de rolo como lembrancinha. Procurei a cidade toda e não achei. Como sabia a receita, preparei mini bolos de rolo, que chamei de juntinhos, já que iam substituir os bem-casados”, lembra.


Adaptação
Ela disse que a novidade agradou a todos e, cinco dias depois, ela foi chamada para levar o quitute a uma degustação promovida por um blog. Depois disso, a criação nunca mais saiu da lista de doces das cerimônias. “Também passei a fazer um bolo de rolo redondo, decorado com uma técnica que eu mesma inventei. Eu dava de presente para quem encomendava mais de 200 juntinhos. Até que um dia uma noiva viu o bolo e disse ‘já escolhi o bolo do meu casamento!’. Ela me pediu um com 15 quilos e três andares. Quase não durmo nesse dia, porque nunca tinha feito nada assim. Mas aceitei o desafio e foi o maior sucesso. Na semana seguinte ao casamento, meu celular não parava de tocar com pedidos”, conta. Com tantas encomendas, Dorinha deixou de ser cerimonialista para se dedicar exclusivamente ao bolo de rolo de noiva. Hoje, recebe de 12 a 18 pedidos por mês. Cada quilo custa de R$ 65 a R$ 80. A boleira prepara tudo com ajuda da família, na casa que mantém em Afogados, na Zona Oeste do Recife. Ela não conta a receita a ninguém, mas a novidade vem ganhando espaço e já pode ser encontrada em outras casas de doce da cidade.


E além do bolo da noiva... ele tb vem substituindo o famoso bem casado... onde eu particularmente AMEIIII a idéia... ele fica um charme!!!










Eu to In Love com essa NEW... e ela ta fazendo o maior sucesso lá em Recife...Pernambuco...

Torcendo pra essa tendência chegar aqui na baixada e virar febre!!!
Doceiras e boleiras de plantão aceitam esse desafio????

Fontes
Fotos retiradas  
Google
Texto retirado da matéria 
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/05/bolos-de-rolo-e-de-noiva-se-unem-e-fazem-sucesso-em-casamentos.html
Alliance Cerimonial e Eventos em Recife
com Leonardo Buregio @leoburegio(insta)


Nenhum comentário:

Postar um comentário